Rio de Janeiro (RJ) - Um dos principais eventos mundiais da indústria do petróleo, a Rio Oil & Gas Expo and Conference 2014 chega à 17ª edição com expectativa de manter ou superar os negócios firmados na última edição do evento em 2013. De acordo com o secretário geral do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Milton Costa Filho, a organização espera receber cerca de 55 mil visitantes de todo o mundo entre os dias 15 e 18 de setembro, no Riocentro, na Zona Oeste do Rio.
“Esse é o principal evento do mercado de óleo e gás. Já temos quatro mil congressistas confirmados e 1.300 empresas expositoras. Continuamos cheio de gás”, disse o secretário do IBP.
Com o tema “Novo Cenário Geopolítico: Superando os Desafios”, a Rio Oil & Gas 2014 vai discutir as transformações na produção energética mundial provocadas por fatores relevantes, como o crescimento da produção de recursos não convencionais (petróleo e gás de xisto), além da abertura de novos mercados. Durante os três dias de exposição, palestras e rodadas de negócios, o setor pretende discutir como atrair mais investimentos para o país, mesmo em um momento de desaceleração da economia.
Entre os vários temas que estarão em debate destacam-se a competitividade da indústria de óleo e gás no Brasil, os desafios do Brasil na próxima décad, a consolidação do modelo de partilha no pré-sal e a importância do gás natural na matriz energética brasileira.
Companhias do setor como a Petrobras, Shell, Queiroz Galvão Óleo e Gás, FMC Technologies, Baker, NOV, GE, Rolls-Royce e Repsol Sinopec são algumas que estarão expondo suas novidades no evento.
Para a cerimônia de abertura, estão confirmadas as presenças do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; da presidente da Petrobrás, Graça Foster; da diretora-geral da ANP, Magda Chambriard; do presidente do IBP, João Carlos de Luca; do governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Da Redação
|