Osni Guaiano*
É muito importante saber se comunicar de forma adequada para que o ambiente de trabalho offshore seja harmonioso e eficaz. Com o mercado altamente competitivo, e os profissionais capacitados cada vez mais escassos, é necessário desenvolver características específicas para aprender a liderar pessoas e não apenas máquinas. Assim, se portar diante dos obstáculos impostos pelo trabalho embarcado é fundamental. Com isso, é preciso apreender a liderar pessoas e não apenas gerenciá-las.
Offshore é um termo da língua inglesa cujo significado literal é “afastado da costa”. O significado de offshore está também relacionado com a atividade (prospecção, perfuração e exploração) de empresas de exploração petrolífera que operam ao largo da costa. As unidades marítimas de exploração de petróleo são ambientes diversificados que, muitas vezes constituídos com pessoas de diferentes nacionalidades e, consequentemente, tornam-se ambientes multiculturais e respeitar essas diferenças entre as raças e culturas é o básico necessário para a boa convivência.
O ser humano possui emoções fundamentais, mas há grande lista de variáveis. Enquanto a emoção é a reposta instintiva que temos e nos motiva a agir quando passamos pelas diversas situações de vida, pois sem as emoções as pessoas não percebem significado nos acontecimentos. A inteligência é a capacidade para a lógica, autoconhecimento, planejamento, resoluções de problemas, controle emocional etc. O estudo da inteligência não está apenas diretamente ligado à sabedoria, mas também aos aspectos ligados a linguagem ou personalidade.
Podemos descrever inteligência emocional como a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros para deste modo lidar com eles, gerando com isso resultado. Deste modo, desenvolver esta habilidade é necessário para liderar. Chamamos de liderança a arte de conduzir pessoas, profissionais, grupos e equipes a alcançar, com êxito, os resultados planejados. Assim, tanto em nossa vida pessoal como no ambiente organizacional existem pessoas que dispõem de competências para liderar e outras para serem lideradas. Nas empresas não é diferente, e também é cada vez maior a busca por líderes efetivos e diferenciados, profissionais com habilidades para liderar, ensinar, acompanhar, delegar, inspirar, conduzir e mobilizar os colaboradores para que mantenham a sua motivação e cumpram com qualidade aquilo que lhes foi determinado.
As pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso e a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos interpessoais. Assim, reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrer, lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida, dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal, reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos, bem como a interação com outros indivíduos utilizando competências sociais são os alicerces da inteligência emocional.
Neste contexto, o setor offshore, o qual possui desafios e situações carentes de líderes de equipe, sugerem que ter conhecimento técnico não é o suficiente. Enfim, o controle das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo e a incapacidade das pessoas em lidar com as próprias emoções, tem como consequência a destruição de vidas e o abalo de carreiras promissoras. Portanto, atuar diretamente sobre a inteligência emocional é importante para que problemas desta monta sejam evitados.
Osni Guaiano é pós-graduando (MBA em QSMS) na UCB/Macaé-RJ, é Licenciado em EF pela UNIP/Bauru-SP. Possui programa de Mestrado em Medicina de Urgência aprovado pela UNIFESP/São Paulo-SP e projeto de Doutorado aceito pela Comissão Científica da UDC/ A Coruña–Espanha. Tenente da Reserva pelo CBMERJ, é Técnico em Segurança do Trabalho, Instrutor SMS, Instrutor Internacional pela ILSF, Instrutor Internacional em Safety Delegate pela Seagull Norway, Instrutor Internacional em Maritime Security Awareness pela Videotel e Instrutor Nacional pela SOBRASA. Atualmente trabalha como Gestor de Operações na Maersk Training Brasil.
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