Rodrigo Leitão
Niterói (RJ) - Representantes e líderes da região que concentra mais de 70% do petróleo extraído em todo o Brasil destacam nesta terça-feira, 7, a importância do evento “Petro Brasil 2014”, que aproximará principais elos da cadeia nacional e petróleo, óleo e gás, durante a solenidade de abertura, no Teatro Municipal de Niterói.
Presente na coletiva, o diretor da Rede Petro Brasil Sul e Sudeste, Eduardo Soares pediu atenção especial para as pequenas e médias empresas no evento. Segundo Soares, o objetivo é fazer negócios. “Temos trabalho para as autoridades darem mais atenção às PMES”, disse.
Seguindo a mesma linha, o diretor do Sebrae-RJ, Evandro Peçanha, ressaltou que o Brasil precisa que as PMEs cresçam e se expandam. De acordo com Peçanha, a indústria tem que olhar o desenvolvimento econômico e social. “Nosso trabalho é desenvolver as pequenas e médias empresas. O Sebrae continua disposto a fortalecer a Rede Petro”, apontou.
Com a pujança dos investimentos da Petrobras com a construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, espera que a expansão das PMEs comece pela região. “Temos espaço em Itaboraí”, completou o prefeito, abrindo as portas do município para os futuros investimentos.
A presidente da Rede Petro Leste Fluminense, Rafaella Rosa afirmou que o evento terá foco na geração de negócios. Ela lembrou que só a Petrobras tem um plano de investimentos que prevê R$ 200 bilhões para os próximos anos.
Parte considerável disso ficará no Leste Fluminense, em função da localização dos campos de reserva de pré-sal ser a costa fluminense, com destaque para a área de Libra. Segundo ela, essa realidade enseja a criação de um polo de subsea, visando trazer para o Estado empresas que atuem nesse setor.
Estiveram presentes também no evento o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, representando o prefeito Rodrigo Neves, e a vice-prefeita de São Gonçalo, Mariângela Valviesse.
|