Segundo Américo Diniz, do Sebrae, a sociedade tem muito a ganhar com o desenvolvimento do setor de petróleo, óleo e gás, pois isso subentende a geração de novos negócios, assim como mais emprego e renda. No "Petro Brasil 2014", por exemplo o Sebrae promoverá rodadas de negócios entre empresas contratantes e fornecedoras. O fator capacitação é ainda mais rico, pois conta com mobilização nacional para abranger empresas de todo o país e, assim, atender as exigências do setor", afirmou.
A coletiva contou também com presença de Rafaella Rosa, presidente da Rede Petro Brasil Leste Fluminense, Renata van der Haagen, Analista de Desenvolvimento de Mercado do Sistema Firjan, Carlos Ney, Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo, Fabiano Gonçalves, Secretário de Desenvolvimento de Niterói e Eduardo Soares, coordenador da Rede Petro Brasil Sul e Sudeste.
Conleste favorecido por novidade e expansão do setor naval
O Leste Fluminense oferecerá ao mercado implemento naval que renderá economia de recursos e tempo ao setor. "O 'Petro Brasil 2014' dará amplitude para lançamento de novidade que revolucionará o setor naval brasileiro", destaca Fernanda Falcão, sócia diretora da Zoom Out, agência de comunicação corporativa que promove o "Petro Brasil 2014" . Em referência à nova ferramenta naval fabricada com tecnologia e insumos 100% nacionais, que permitirá economia de vulto para operação de toda a indústria naval brasileira e será abordada durante no painel "Dique flutuante como nova ferramenta para integrar logística offshore no Porto de Niterói", ministrado por Paulo Falcone, Diretor do Porto de Niterói, Nitshore e Nitport.
Segundo Fabiano Gonçalves, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, o município que representa, bem como os vizinhos São Gonçalo e Itaboraí serão especialmente beneficiados por receber o evento, em razão do fomento direto e indireto de novos negócios, acentuados pela tendência natural de maior participação de empresas locais no mercado de petróleo, óleo e gás . "Niterói, São Gonçalo e Itaboraí serão especialmente beneficiadas pelo 'Petro Brasil 2014', que vai propiciar a aproximação de gigantes do setor e empresas locais. Isso gera entendimento e negócios, além de ganhos imediatos no aspecto hoteleiro, turístico e reforço para visibilidade da cidade, como um todo", avaliou.
Por fim, Carlos Ney, Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo revelou detalhes do planejamento de parque industrial, também focado no setor naval, que já é desenhado para o município e visa otimização da via que será utilizada pela Petrobras. "Praticaremos política de isenção e descontos para atrair diversas indústrias , que terão funcionamento favorecido no local também em função da infraestrutura já existente, além da que será incorporada ao entorno de Guaxindiba", declarou.