Santos (SP) - Com o início da comercialização das operações de extração de petróleo por meio de leilões públicos sob o regime de partilha na Bacia de Santos, a movimentação das empresas fornecedoras de equipamentos e serviços para a indústria offshore começou a se intensificar. Um dos termômetros para esta conclusão é alta procura por espaços no principal encontro de negócios offshore da Bacia de Santos, a Santos Offshore, que em 2014 chegará a sua 7ª edição e ocorrerá entre os dias 8 e 11 de abril, no Mendes Convention Center, em Santos (SP).
Segundo o Diretor de Energia da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, Igor Tavares, embora as plataformas de extração das bacias partilhadas em leilões ocorridos entre 2013 e 2014 ainda não estejam em operação, já estão sendo construídas e testadas, mobilizando toda a indústria offshore.
“Para se ter uma ideia, para que possam operar, as plataformas exigem equipamentos que, somados, ultrapassam 35 mil itens. Sem dúvida, para suprir esta demanda de equipamentos, muitas empresas se instalarão na região para fornecer serviços e equipamentos às novas plataformas”, afirma Tavares.
A grandiosidade do mercado offshore que se instalará na Bacia de Santos também pode ser medida pelos números que a Petrobras pretende alcançar quando as novas plataformas estiverem operando.
De acordo com o Gerente Geral da Petrobras para a Bacia de Santos, Oswaldo Kawakami, a empresa espera para os próximos anos montar 22 plataformas de petróleo na região. “Até 2020 o objetivo da Petrobras é produzir 4,5 milhões de barris por dia, mais que o dobro do que produzimos hoje. Nossa expectativa é que a Bacia de Santos produza, até 2020, 2 milhões de barris por dia. Isto significa termos o tamanho total da Petrobras de hoje, aqui em Santos, até 2020”, informa Kawakami.
Diante de todo este cenário, a organização da Santos Offshore espera reunir 200 empresas expositoras para a esta edição da feira, receber cerca de 18 mil visitantes e movimentar mais de R$ 90 milhões em rodadas de negócios, que serão promovidas pelo COMPETRO, FIESP/CIESP e Sebrae-SP, utilizando a metodologia da Organização Nacional da Indústria do Petróleo – ONIP.
“As oportunidades que a Santos Offshore oferece às empresas, de todos os portes, de se instalarem na Bacia de Santos e alavancarem seus negócios, fornecendo seus produtos ou serviços para este mercado, são enormes”, completa Igor Tavares. O evento reunirá IOCs (Empresas Petrolíferas Internacionais) e NOCs (Empresas Petrolíferas Nacionais), Drilling Contractors (Empresas de Perfuração), operadores logísticos e de atividades subsea (submarina), fornecedores de máquinas e equipamentos, entidades financiadoras e consultorias.
Fonte: Ascom Santos Offshore, com Redação
|