Uma perspectiva de que sejam movimentados R$ 38.560 milhões em novos negócios nos próximos meses entre empresas âncora e micro e pequenas empresas. Esse é o resultado da 5ª Rodada de Negócios da Costa da Mata Atlântica, realizada quarta-feira durante a Santos Offshore Oil & Gas Expo 2011. O encontro foi promovido pelo Sebrae-SP em parceria com a Petrobrás e o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). Um total de 260 reuniões foram realizadas nas seis horas que durou a rodada.
O número de corporações âncoras envolvidas na rodada vem crescendo a cada edição. Neste ano, 23 empresas tais como Petrobras, Siemens, Construcap e BW Offshore participaram do encontro. Em 2010 foram 18 e, em 2009, 11. “Este envolvimento maior dos grandes grupos é resultado de um processo de aperfeiçoamento pelo qual as micro e pequenas empresas vêm passando. Muito há o que fazer, mas estão cada vez mais preparadas para atender o segmento e a demanda das grandes empresas”, ressaltou o gerente do Sebrae-SP na Baixada Santista, Paulo Sergio Brito Franzosi. Um total de 90 micro e pequenas empresas participaram dos encontros de negócios.
Jaime Shigueru Taka, secretário-executivo regional do Prominp, destacou que os empreendedores precisam ficar atentos a essa nova realidade: “As empresas que estão chegando para atuar na Bacia Santos precisam encontrar soluções locais, ou seja, fornecedores de produtos e serviços sediados na região. É um questão de economia e de logística que abre um campo de oportunidades enorme para quem tem o que oferecer”.
Um exemplo desse quadro é oferecido pela Construcap, responsável pela construção das torres da Petrobrás no Bairro do Valongo, em Santos. “É um empreendimento ´verde`, que segue preceitos de sustentabilidade, e tem um alto grau de exigência. No auge da obra, cerca de 1.500 trabalhadores estarão envolvidos não só nos serviços de construção como também em outras areas como segurança e alimentação, que abrange as micro e pequenas empresas”, explicou Alexandre Souza Soares, engenheiro de Suprimentos da empresa.
Demandas - A Rodada de Negócios consiste em reuniões individuais, de cerca de 20 minutos cada, onde o empresário tem a oportunidade de oferecer seus produtos e serviços e negociar diretamente com os compradores.
Na lista de 416 produtos e serviços demandados pelas empresas âncoras estão válvulas, tubulações, equipamentos de proteção individual (EPI), itens para a industria offshore, ferramentas, tintas industriais, compressores, bombas, guindastes, máquinas de soldas, tubulações e conexões, estruturas metálicas, material hidráulico e pneumático, equipamentos hidromecânicos (tanques, fornos, reatores), tubulação (válvulas, conexões), e instrumentos (analisadores, sensores, válvulas) entre outros.
Na área de serviços, as empresas precisam de trabalhos de usinagem, solda, fundição de ferro e aço, inspeção de caldeiraria, isolamento térmico, tratamento térmico, locação de andaimes, montagem mecânica e industrial, pintura industrial, limpeza, locação de mão-de-obra temporária e de equipamentos, locação de veículos, transporte de pessoal e de cargas, abastecimento e manutenção de veículos, análises químicas e físico químicas, automação, estudos e projetos de meio ambiente, eventos e atividades promocionais, manutenção de equipamentos com fornecimento de material, manutenção em instrumentos de medição, manutenção-inspeção e testes, serviços de laboratório/análises laboratoriais, serviços de produção editorial gráfica, serviços gráficos, assessoria em promoção de atividades físicas, vídeo em modelagem 3D e computação gráfica e outros.
|