English
Português

Skip Navigation Links
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
UTILIDADES
MACAÉ OFFSHORE
ANUNCIE
FALE CONOSCO
CADASTRE-SE
LOGIN
 
 
 
 
 
 
Que tipo de informações relacionadas ao setor de petróleo e gás você deseja ler mais na Macaé Offshore?

Votar Ver resultados



jooble.com.br
 
 
Matérias / Carreira e Oportunidades
 
Especialista da Total dá dicas para fazer um check-up na carreira
Ferramenta de auto avaliação traça um perfil completo do profissional e ajuda na recolocação no mercado de trabalho
15/03/2017

Rio de Janeiro (RJ) - Programar os próximos passos na carreira logo nos primeiros meses de 2017 pode definir como será a sua atuação profissional durante o novo ano. Isso porque, ao desligar o piloto automático, é possível pensar, bem como avaliar o seu papel no ambiente corporativo e se preparar para os desafios que estão por vir.

 
Diante de um cenário econômico que deixou mais de 12 milhões de desempregados no ano passado, muitos brasileiros têm buscado o auxílio de especialistas para planejar a carreira. Outros, no entanto, procuram orientações sobre como manter o trabalho atual. Em ambos os casos, o check-up profissional é recomendado para seguir na direção correta.
 
Segundo a gerente de Recursos Humanos e Comunicação Interna da Total Lubrificantes do Brasil – umas das quatro maiores companhias de petróleo e gás do mundo –, Juliana Macedo, a carreira precisa de acompanhamento constante. “As ‘fraquezas profissionais’ nem sempre são evidentes e costumam deixar os profissionais infelizes no trabalho. Com um diagnóstico correto, é possível resolver esses problemas e outros relacionados ao ambiente corporativo”, afirma.  
 
A ferramenta mais importante nesse processo é a auto avaliação. “Por meio do exercício da autocrítica para analisar as competências técnicas, as habilidades, as características e as ambições, é que o perfil do profissional é traçado. O momento do País e do mercado de trabalho local também são levados em consideração nesse mapeamento”, explica a executiva. 
 
Para ajudar a fazer um check-up completo na carreira sem gastar com esse serviço, Juliana Macedo mostra o passo a passo:
 
1.       Vocação – avalie se está confortável com sua ocupação atualmente. Escreva em um papel o porquê de está feliz ou infeliz com sua profissão no geral;
 
2.       Competências – liste quais são suas aptidões e o que pode proporcionar ao seu empregador. Conhecer a sua capacidade é fundamental para saber se é hora de se atualizar ou mudar de carreira;
 
3.       Equilíbrio físico, mental e espiritual – relacione quais são seus problemas de saúde, as práticas esportivas mais frequentes e se está confortável em pedir e ouvir conselhos;
 
4.       Finanças – avalie o quanto consegue economizar com seu salário para ter uma vida sem privações ou a ponto de poder se atualizar com novos cursos e aperfeiçoar a carreira;
 
5.       Relacionamentos – avalie qual é a sua capacidade de se relacionar com as pessoas a sua volta;
 
6.       Diagnóstico – leia e analise cada ponto para distinguir o que é verdadeiro, ilusório ou um desejo. Com base nesse resultado, estruture um plano para aperfeiçoar conhecimentos, desenvolver novas habilidades e competências e se destacar no mercado de trabalho, seja mudando de área, trocando de emprego ou entrando em um novo departamento.
 
Da Redação
 



comentários


 
Ver Edições Anteriores
View previous issues
publicidade
 
 
 
 
 
Energia
Petr. WTI (NY) US$ 52.42
Petr. Brent (LON) US$ 55.27
Gás Natural US$ 3.16
Gasolina ¥ 48,770
Atualizado diariamente
 
 
publicidade