Macaé (RJ) - Um rebocador da empresa Norskan, do grupo Dof Brasil, pegou fogo durante a noite de quarta-feira (19), a 74 milhas da costa de Macaé, no interior do Rio. Segundo informações da Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé as chamas começaram por volta das 19h30 na praça de máquinas e se alastrou. Dezesseis tripulantes que estavam a bordo foram resgatado por embarcações próximas e por equipes da Capitania dos Portos. O site da Marine Traffic aponta que a ultima posição da embarcação foi registrada, via satélite, em Macaé.
Segundo informações do delegado da Capitania do Portos de Macaé, o capitão de fragata, Fabio Riera, "o fogo foi extinto durante a madrugada desta quinta-feira (20). Não houve nenhum indício de poluição ambiental e todos os tripulantes foram desembarcados sem ferimentos, em segurança".
O capitão revelou ainda que a embarcação, modelo PSV Skandi Stolmen, está ancorada a 100 metros de profundidade e que não há risco de se deslocar. Havia esse temor durante a madrugada, mas o risco de colisão contra outras embarcações e plataformas foi descartado.
Os tripulantes devem desembarcar no porto de Imbetiba, durante a manhã desta quinta-feira. Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi aberto, a fim de esclarecer as causas e responsabilidades do acidente. O prazo para conclusão do Inquérito é de 90 dias.
A Capitania dos Portos convocou uma coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, às 11h30, para dar detalhes sobre o acidente. A reportagem do G1 entrou em contato com a empresa Norskan, responsável pela embarcação, mas até a publicação desta matéria não obteve respostas.
Há dois meses um barco da empresa Camorim Serviços Marítimos, que estava fazendo ancoragem para a BGL-1 a cerca de 2 km da costa de Macaé, também pegou fogo. As chamas na praça de máquinas destruiu a embarcação que foi rebocada até um estaleiro em Niterói. O inquérito ainda não foi concluído.
Fonte:G1
|