Houston (EUA) - A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), apresenta na Offshore Technology Conference (OTC), que vai de hoje até 8 de maio, em Houston, nos Estados Unidos, uma série de soluções tecnológicas para a indústroa de petróleo e gás. O objetivo é aumentar a competitividade das empresas do setor e de atrair os investidores estrangeiros para o país.
Dentre os destaques do estadante estarão as soluções tecnológicas, a oferta de educação profissional e os serviços de segurança do trabalho para as indústrias do setor. As soluções apresentadas consideram as necessidades e tendências de mercado, os objetivos de negócio de cada empresa e as possibilidades tecnológicas.
Os serviços customizados oferecidos pela Federação através dos seus Centros de Tecnologia estarão relacionados à união de materiais, integridade estrutural e inspeção não destrutiva, tecnologia de materiais, modelagem matemática, sistemas interativos, prototipagem e engenharia, águas e resíduos, ecoeficiência e tecnologias limpas, toxicologia e higiene ocupacional. Já na área de educação, serão apresentadas todas as possibilidade de formação, que vão do nível básico à graduação tecnológica, através das escolas SESI (Serviço Social da Indústria), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e da Faculdade SENAI.
A Firjan participa da OTC como expositor desde 2012 e é a única federação de indústrias do Brasil a participar com estande, tendo em vista a importância do setor de Petróleo e Gás para o estado do Rio de Janeiro, responsável por aproximadamente 72% da produção de óleo do país.
O estudo Decisão Rio, divulgado recentemente pela Firjan, aponta ainda que o estado vai receber R$ 235,6 bilhões em investimentos privados e públicos de 2014 a 2016, sendo que 60,7% (R$ 143 bilhões) são relacionados ao setor de Petróleo e Gás.
Os investimentos são de todas as empresas, nacionais e estrangeiras, com participação nos blocos já licitados pela ANP. Dentre elas, se destaca a Petrobras, que responderá sozinha por mais de 85% do total previsto para o setor no período.
Da redaçao
|