São Paulo (SP) - A busca por um espaço no principal encontro de negócios offshore da Bacia de Santos, a Santos Offshore, que em 2014 chegará a sua 7ª edição e ocorrerá entre os dias 8 e 11 de abril, no Mendes Convention Center, em Santos (SP), se intensificou muito nas últimas semanas. Mais de 80% da área disponível para exposição das empresas dispostas a apresentar seus produtos e serviços já esta ocupada.
Segundo o Diretor de Energia da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, Igor Tavares, esta é a grande oportunidade para as empresas fornecedoras de bens e serviços ganharem mais visibilidade no mercado da Bacia de Santos. “Com o primeiro leilão do pré-sal sob regime de partilha e a intensificação das atividades de exploração na bacia de Santos, as oportunidades das empresas, de todos os portes, de se instalarem na Bacia de Santos e alavancarem seus negócios, fornecendo seus produtos ou serviços para este mercado, são enormes”, explica Tavares.
A grandiosidade do mercado offshore que se instalará na Bacia de Santos também pode ser medida pelos números que a Petrobras pretende alcançar quando as novas plataformas estiverem operando. De acordo com o Gerente Geral da Petrobras para a Bacia de Santos, Oswaldo Kawakami, a empresa espera para os próximos anos montar 22 plataformas de petróleo na região. “Até 2020, o objetivo da Petrobras é produzir 4,5 milhões de barris por dia, mais que o dobro do que produzimos hoje. Nossa expectativa é que a Bacia de Santos produza, até 2020, 2 milhões de barris por dia. Isto significa termos o tamanho total da Petrobras de hoje, aqui em Santos, até 2020”, informa Kawakami.
A Santos Offshore, que recentemente anunciou uma parceria com a Associação Comercial de Santos (ACS) buscando viabilizar a participação de empresas associadas no evento, contará com a presença de grandes companhias do mercado como Petrobras, Alpha Market, Bomcobras, Conex, Maxtil, Malfex, Trexcon, Zouil, entre outras.
R$ 90 Milhões em Rodadas de Negócios
Outro grande destaque da 7ª edição da Santos Offshore serão as Rodadas de Negócios, promovidas pelo Competro, Ciesp/Fiesp e Sebrae-SP durante o evento, que esperam movimentar mais de R$ 90 milhões.
As Rodadas de Nogócios utilizarão a metodologia da ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo. Segundo o superintendente da ONIP, Alfredo Renault, o momento em que vive o mercado petrolífero é muito promissor e por esta razão os números que serão movimentados durante o evento devem surpreender. “Este é um segmento que impulsiona o país. A Bacia de Santos tem um papel crescente neste setor, e a Santos Offshore tem tudo para crescer junto com este segmento. O papel da ONIP neste momento é atrair mais fornecedores e consolidar muitos outros neste mercado”, declarou.
Conferências
A 7ª edição da Santos Offshore terá ainda três dias de conferências realizados pelo IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, organização responsável por fomentar debates de grandes temas do setor e que, pela primeira vez, participa também na organização e promoção do evento.
Segundo o Secretário Geral do IBP, Milton Costa Filho, a ideia é que nesses três dias sejam abordados temas que abranjam diversos elos envolvidos na cadeia produtiva. O primeiro dia será chamando de Executivo e abordará temas voltados para a gestão da cadeia offshore, com o objetivo de trabalhar assuntos que promovam o desenvolvimento do pré-sal. O segundo dia será o Técnico e tratará dos desafios técnicos que a indústria tem em relação ao pré-sal. O terceiro dia será Negócios e vai debater as oportunidades para a indústria no Pré-Sal.
Diante de todo este cenário, a organização da Santos Offshore espera reunir 200 empresas expositoras para esta edição da feira e receber cerca de 18 mil visitantes.
Fonte: Ascom Santos Offshore
|