|
Reservas de petróleo da Petrobras não cresceram no Brasil em 2009
As reservas no país totalizaram em 31 de dezembro de 2009 14,16 bilhões de barris de petróleo e gás, contra 14,09 bilhões em 2008
|
As reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras, no Brasil e no exterior, totalizaram em 2009 14,86 bilhões de barris de óleo equivalente (BOE) - a unidade utilizada para converter um volume de gás em um volume de petróleo, considerando o poder calorífico. O volume das reservas foi 1,5% inferior à reserva apurada em 2008 porque não foram incluídas as reservas de gás da Bolívia e também não foram consideradas as descobertas no pré-sal da Bacia de Santos, segundo a Petrobras. Isto porque são áreas ainda em fase de avaliação e somente podem ser consideradas reservas após a declaração de comercialidade, aprovada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Considerando apenas no Brasil, o volume de reservas - nas quais são adicionados novos volumes descobertos e deduzida a produção - praticamente se manteve no mesmo nível do ano anterior. As reservas no país totalizaram em 31 de dezembro de 2009 14,16 bilhões de barris de petróleo e gás, contra 14,09 bilhões em 2008.
As estimativas de volumes recuperáveis nas áreas da Bacia de Santos, que estão em avaliação, são de 13 bilhões de barris. Para o cálculo das reservas provadas a Petrobras considerou apenas reservas no pré-sal do Espírito Santo, no total de 182 milhões de barris, enquanto as estimativas de volumes recuperáveis somente naquela área indicam 1,5 a 2 bilhões de barris.
Do total de reservas da Petrobras, 95% estão nos campos nacionais e apenas 5% nos demais países onde a empresa mantém atividade de produção.
Fonte: O Globo
|
|