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Matérias / Empresas e Negócios
 
Petrobras planeja acelerar adesão à transformação digital
Empresa criou grupo que trabalha no levantamento do portfólio da empresa de transformação digital e em pesquisa de mercado sobre o que vem sendo no campo
23/02/2018

 Empenhada em aderir de forma mais ampla e consistente a um fenômeno global, a Petrobras deverá apresentar ao seu Conselho de Administração, até meados do ano, um trabalho que visa acelerar o seu processo de transformação digital, que já proporciona economias de milhões de dólares à empresa.


O fenômeno, que promete revolucionar diversos setores da economia global, busca a geração de valor para os negócios a partir da absorção de uma cultura digital e da transformação de processos e negócios corporativos, com a associação de diversas novas tecnologias.

O tema, incluído em alianças tecnológicas da Petrobras firmadas recentemente com petroleiras gigantes, como a francesa Total e a norueguesa Statoil, foi integrado à nova versão do plano de negócios da empresa, publicada em dezembro, como uma iniciativa estratégica.

Desde então, a empresa criou um grupo multidisciplinar formado por dez funcionários que atualmente trabalha no levantamento do portfólio da empresa de transformação digital e também em uma pesquisa de mercado sobre o que vem sendo feito neste campo no mundo todo.

Dentre os projetos já adotados pela empresa está uma premiada iniciativa que permitiu que a petroleira deixasse de gastar quase 100 milhões de dólares na perfuração de poços, apenas entre meados de 2014 e o fim de 2017, a partir de um algoritmo de interpretação de dados em tempo real enviados por sensores instalados em sondas em operação.

A economia foi contabilizada mesmo em um período de queda no número de perfurações, em meio a redução dos preços internacionais de petróleo. Hoje todas as perfurações são feitas dessa forma.

Mas a empresa pode fazer muito mais, como, por exemplo, adaptar projetos bem-sucedidos para diferentes áreas, apontou Augusto Borella, um dos integrantes do grupo multidisciplinar e gerente de Competências Técnicas de Poço e Sondagem da área de Poços Marítimos da Petrobras.

“A questão não é se a gente vai transformar, a gente já está fazendo isso, o que a gente quer é acelerar esse processo… e identificar outras atividades que a transformação digital pode trazer o que a gente não está capturando”, disse Borella à Reuters.

Apesar de ponderar que a empresa está começando esse processo de transformação digital um ou dois anos depois das grandes operadoras, Borella destacou que a petroleira se sente mais à frente que as concorrentes em algumas dimensões técnicas.

As pesquisas do grupo de trabalho já apontaram que aproximadamente 10 por cento dos cerca de mil projetos do centro de pesquisas da Petrobras (Cenpes), na cidade do Rio de Janeiro, já incorporam tecnologias de transformação digital.

Os investimentos já realizados ou futuros para a transformação digital não foram divulgados, assim quanto a Petrobras espera economizar com a aceleração desse processo.
 
Fonte: Reuters
 



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