Campos (RJ) - Cerca de 50 empresários que atuam no encadeamento produtivo do Complexo do Açu participaram do seminário “Cenário Atual do Petróleo e Gás”, nesta terça-feira, 16, em Campos dos Goytacazes. Promovido pelo Sebrae/RJ, em parceria com a Prumo Logística e o Comitê de Suprimentos do Complexo Industrial do Porto do Açu, o evento apresentou, com a palestra de Glauco Nader, um panorama sobre o atual momento econômico e as perspectivas futuras de negócios para o setor de petróleo e gás.
Com a proximidade da Brasil Offshore, o palestrante também deu dicas sobre como os empresários devem agir na feira, explicando como devem apresentar sua empresa para as grandes âncoras que estarão no evento – muitas delas, oriundas de outros países.
O seminário é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Complexo do Açu, desenvolvido pela coordenação regional Norte Fluminense do Sebrae/RJ, que todo mês apresenta um novo tema aos empresários. Almir Pereira, gerente da Morumbi – fabricante de implementos rodoviários – é participante assíduo das palestras e workshops do Sebrae. Para ele, o ponto mais positivo do seminário é a objetividade e clareza da linguagem, ao apresentar as razões da crise e as oportunidades que estão surgindo neste novo cenário.
“As informações são muito positivas, principalmente para as pequenas empresas, que a partir de agora terão mais igualdade e isonomia para atuar no mercado de petróleo e gás. A meu ver, temos melhores condições de participar dos processos abertos pela Petrobras e pelas grandes empresas que atuam neste setor”, afirma Almir.
Caravana para a Brasil Offshore
No evento, o Sebrae anunciou que está organizando uma caravana para a Brasil Offshore, Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás, que acontece em Macaé entre os dias 23 e 26 de junho. São 44 vagas para empresários de Campos dos Goytacazes e de São João da Barra. “Muitos empresários ainda não conhecem a feira. A caravana é uma boa oportunidade para o empreendedor participar e fazer novos contatos. E o Sebrae está com uma programação especial no estande, com palestras gratuitas, orientação e apresentação de projetos”, explica o coordenador regional do Sebrae/RJ, Gilberto Soares.
O empresário Almir Pereira, que nunca participou da Brasil Offshore, já reservou sua vaga na caravana. “Pretendo conhecer as empresas que atuam neste setor e fazer muitos contatos, bons contatos”, revela.
As inscrições para a caravana da Brasil Offshore podem ser feitas pelo telefone (22) 2723-2429, ou diretamente na agência do Sebrae em Campos (Av. Alberto Torres, 67, Centro).
Da Redação
|