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Matérias / Empresas e Negócios
 
Petrobras vai reduzir área de comunicação
São 1.146 funcionários no setor; empresa contrata consultoria para cortar vagas
19/05/2015

 Rio de Janeiro (RJ) - A nova gestão da Petrobras, liderada por Aldemir Bendine, pretende rever o número de funcionários na área de comunicação da estatal. A petroleira conta com um exército de 1.146 profissionais no país e no exterior, um contingente muito maior do que o de outras concorrentes, como informou a “Folha de S.Paulo” no domingo. Deste total, 519 são concursados e outros 627, terceirizados.

 
A Petrobras está em processo de contratação de uma consultoria para reavaliar o setor de comunicação. As empresas Ernst & Young, Bain & Co., BCG, McKinsey e Alvarez & Marsal estão na disputa. O objetivo da estatal é concluir esse trabalho em três meses.
 
Segundo fonte próxima à companhia, Bendine ficou surpreso ao tomar conhecimento do total de empregados na área de comunicação. Ao discutir o assunto, em reunião de diretoria, já antecipou que fará um “corte drástico” neste total. Em alguns casos, a redução pode chegar a até 50%. A estatal planeja rever seu modelo organizacional em todos os setores, incluindo comunicação e marketing.
 
— A atual estrutura é inconcebível — comentou Bendine com um assessor próximo.
 
Com uma produção de 2,6 milhões de barris diários de óleo e gás, a Petrobras conta com 469 empregados na área de comunicação institucional e mais 677 em outras áreas da companhia. A anglo-holandesa Royal Dutch Shell, que produz 3,1 milhões de barris diários de petróleo, tem cerca de 600 pessoas na equipe de comunicação. A norueguesa Statoil, que só atua na exploração e produção de petróleo, produz cerca de 2 milhões de barris diários de óleo e tem 176 empregados na área de comunicação.
 
Segundo uma fonte técnica, existem duas possibilidades para a redução do quadro de pessoal na comunicação. Uma é a extinção das vagas, com o cancelamento do contrato de alguns terceirizados. A outra alternativa é a realocação de funções. Isso porque foram encontradas muitas atividades que não são diretamente da área de comunicação e, hoje, são classificadas dessa forma.
 
Um dos primeiros passos de Bendine para reestruturar a área de comunicação foi a demissão de Wilson Santarosa do cargo de gerente executivo de Comunicação Institucional em março. Antes de trabalhar na estatal, Santarosa foi dirigente sindical do PT. Ele assumiu o cargo, um dos mais cobiçados na área de comunicação da estatal, em 2003, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.
 
ORÇAMENTO DE R$ 1,2 BILHÕES
 
No ano passado, a área de Comunicação Institucional — responsável por patrocínios, contratos de publicidade, atendimento à imprensa e planejamento institucional da marca — movimentou um orçamento de cerca de R$ 1,2 bilhão.
 
Sem se referir ao total de funcionários na área, a Petrobras explicou que tem gerências de comunicação na holding e nas subsidiárias, e que, além da Comunicação Institucional, conta com gerências de comunicação nas várias diretorias.
 
A Petrobras confirmou que vem trabalhando em um novo modelo de gestão “com foco no aprimoramento da gestão financeira e do modelo de decisões, investindo na sinergia entre as diretorias e em uma maior agilidade para os processos em geral.”
 
 
Fonte:O Globo
 
 



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